Um vídeo preparado neste ano pela rede educacional adventista em homem às mães traz uma mensagem interessante. Intitulado “Valores de mãe”, a produção enfatiza o fato de que elas são a melhor “escola”. De fato, uma mãe ensina seus “alunos” através de sua vida. No dia a dia, por meio de gestos, palavras, doces ou mesmo firmes, ela nos ensina como ser mais humanos, amorosos, profissionais e espirituais.
Ainda que ela não perceba e não o faça intencionalmente, seu amor se expande, vai além de seus braços, alcança o mundo, dá asas aos que um dia estiveram em seu ventre ou àqueles que se tornaram filhos pelo afeto e não pelo sangue.
O amor de mãe é provido de uma intenção que lhe é natural. Por isso, a melhor escola só pode vir de uma mãe, que não se limita aos conteúdos formais, que não vive apenas 4 ou 8 horas cuidando, pensando e se preocupando com o desenvolvimento daquele que lhe pertence como ser em formação. Ela o atende full time.
É na busca pela alegria de cada conquista do filho que ela se concentra e se realiza, enfrenta cada dor – seja sua, ou daquele que é parte de si – muitas vezes calada, e encontra forças de onde não tem, para sorrir e incentivar seu “aluno” na escalada rumo ao sucesso!
Ainda que não tenha formação acadêmica, a mãe consegue ser a melhor escola por formar para a vida. Seu coração é tão gigante, que ela não apenas carrega no colo, ela carrega o aluno, seu filho, pela vida toda no coração.
NÁDIA TEIXEIRA é mestre em Educação, especialista em Teologia e Psicopedagogia, atua como coordenadora pedagógica da Universidade Corporativa da educação adventista no Brasil
Assista ao vídeo

