Artigos Bússola Colunistas Destaques

Exército de jovens

Avatar photo
Escrito por Stanley Arco

As novas gerações são importantes neste final da história?

Stanley Arco

Guilherme Miller tinha 36 anos quando começou a pregar sobre o advento de Cristo. Em 22 de outubro de 1844, há 178 anos, aqueles que haviam aceitado essa mensagem aguardavam atentos e com alegria a vinda do Senhor. Eles interpretaram mal a profecia de Daniel 8:14: “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs. Depois, o santuário será purificado.” O ­cálculo do período profético estava correto, mas o acontecimento estava errado.

Foi uma grande decepção para aqueles que aguardavam o fim da dor nessa data. Um dos fatos mais impactantes foi o do pastor ­Carlos Fitch, de 30 anos. Afetado pela tuberculose decorrente de ter feito batismos no frio intenso, ele faleceu no dia 14 de outubro. A esposa fortaleceu seus filhinhos com estas palavras: “Em uma semana o papai vai ressuscitar.” Mas o Senhor não veio.

Em 23 de outubro, Hiram Edson, 37 anos, caminhando em um campo de trigo, recebeu a revelação sobre a obra de Cristo no santuário celestial que explicava o desapontamento: Jesus tinha uma obra de purificação a efetuar no Lugar Santíssimo antes de retornar em poder e glória. A experiência dos mileritas era um cumprimento da profecia: “No seu estômago ele será amargo, mas na sua boca será doce como mel” (Ap 10:9). “É necessário que você ainda profetize a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis”, foi dito a João (Ap 10:11).

O ano de 1844 não pode ser ignorado. Ellen White comentou: “Ao recapitular a nossa história passada, havendo percorrido todos os passos de nosso progresso até ao nosso estado atual, posso dizer: Louvado seja Deus! Quando vejo o que Deus tem executado, ­encho-me de admiração e de confiança na liderança de Cristo. Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado” (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 162).

Os jovens foram fundamentais no início do grande movimento adventista e serão vitais para anunciar a mensagem final sobre o Salvador prestes a vir

Em dezembro de 1844, com apenas 17 anos, Ellen Gould Harmon foi chamada ao ministério profético. Sua juventude e sua saúde frágil não impediram que ela dedicasse 70 anos para cumprir seu chamado. Ela recebeu mais de 2 mil visões e escreveu mais de 80 livros (incluindo compilações), 200 folhetos, 4.600 artigos e outras 60 mil páginas.

Esses jovens mencionados e tantos outros foram fundamentais no início do grande movimento adventista. Tenho certeza de que as novas gerações também serão vitais para este momento final da história. Quando o Espírito Santo for derramado completamente, nossos filhos profetizarão, nossos jovens terão visões, os anciãos terão sonhos, e grandes prodígios serão realizados até terminar a missão (Jl 2:29-31).

Para citar um exemplo, os jovens envolvidos na Missão Calebe têm dedicado suas férias servindo em diferentes cidades, levando saúde e salvação. No ano de 2021, 186.950 calebes participaram. Em 2022 foram 234.741. Esses jovens levaram ao batismo 64.954 pessoas em 2021 e 64.247 em 2022.

Como Ellen White disse muito bem: “Com tal exército de obreiros como o que poderia fornecer a nossa juventude devidamente preparada, quão depressa a mensagem de um Salvador crucificado, ressuscitado e prestes a vir poderia ser levada ao mundo todo!” (Educação [CPB, 2021], p. 193).

Encorajo a igreja a preparar esses jovens e a desafiar as novas gerações a ter maior compromisso com Deus, a igreja e a missão. Eu vou! Conto com você.

STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

(Artigo publicado na seção Bússola da Revista Adventista de outubro de 2022)

Sobre o autor

Avatar photo

Stanley Arco

Presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

Deixe um comentário