Artigos Colunistas Destaques

Gratidão missionária

Avatar photo
Escrito por Erton Köhler

Quando reconhecemos as bênçãos do passado, renovamos a confiança no Deus que guia nosso futuro.

Erton Köhler

Ao fim de mais um ano, não olhamos para trás com nostalgia, mas com sincera gratidão. Durante as tempestades, percebemos que Deus sempre nos deu os remos necessários para navegar por mares agitados e, em nossos pés, nos forneceu calçados resistentes para percorrer com segurança trilhas íngremes. Cada passo confirmou que a direção divina nunca erra.

O salmista escreveu: “Bendiga, minha alma, o Senhor, e não se esqueça de nem um só de seus benefícios” (Sl 103:2). A gratidão é um exercício da memória espiritual. Ao registrarmos as bênçãos do passado, renovamos nossa confiança no futuro. Devemos contar as bênçãos e falar da misericórdia e do amor de Deus. Assim, nos tornamos mais maduros espiritualmente.

O espírito de gratidão sustenta a urgência da missão da igreja. Recordar as obras de Deus fortalece nossa fé para enfrentar os desafios futuros. Isso se aplicou a Israel ao avançar em direção à Terra Prometida, momento em que se lembrava dos livramentos do Senhor. E assim deve acontecer conosco ao proclamarmos a mensagem do evangelho. Relembrar as bênçãos recebidas serve como combustível para cumprir a missão no presente. Conforme Moisés ordenou: “Lembrem-se de todo o caminho pelo qual o Senhor, seu Deus, os guiou” (Dt 8:2).

A gratidão também produz louvor. Não um louvor superficial, mas uma adoração profunda que reconhece cada vitória como um presente da graça. Esse louvor serve como testemunho para o mundo, já que um coração agradecido é um coração missionário. “Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da alma do que um espírito de gratidão e louvor” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver [CPB, 2021], p. 153). Uma igreja que louva dessa maneira é saudável, unida, missionária e dinâmica.

À medida que nos aproximamos do novo ano, trazemos conosco, acima de tudo, convicções sagradas. A igreja, nosso lar e nossa trajetória pessoal serão guiados pelo mesmo Deus que orientou cada remanescente no passado. Ele é quem sustenta nossos passos, fortalece nossas mãos e nos chama a iniciar 2026 com confiança e expectativa no maior de todos os acontecimentos: o retorno iminente de Jesus.

Ao fim deste ano, que possamos recordar com carinho o privilégio de termos caminhado juntos. Que a gratidão preencha nossa família, que a esperança una nossa igreja e que a missão seja nossa prioridade renovada. Que todo leitor e membro da Igreja Adventista ao redor do mundo encerre este ano com louvor nos lábios e renovada confiança no coração. Assim, fundamentados na Bíblia e comprometidos com a missão, iniciaremos juntos um novo ano, convictos de que em breve veremos o Senhor vindo nas nuvens do céu.

Feliz 2026! Maranata! 

ERTON KÖHLER é presidente da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Sobre o autor

Avatar photo

Erton Köhler

Secretário executivo da sede mundial da Igreja Adventista.

Deixe um comentário